Ben Simmons o fenômeno

Ben Simmons Dunk Vs Pistons

Pode parecer um pouco loucura falar isso, mas será que Ben Simmons é o melhor novato da história? A temporada tem apenas 14 partidas, não deveria haver motivos para se animar, mas o novato dos Sixers está deixando todo mundo empolgado.

Os Sixers estão com um recorde de 8-6, parece que será a primeira vez em muito tempo que terão mais vitórias que derrotas na temporada, mas acho que conseguiram encontra algo muito melhor nesse processo. Em 2016 a equipe da Philadelphia selecionou um armador em um corpo de ala/pivô, infelizmente perdeu toda a temporada por conta de uma lesão no pé, mas agora está jogando como um veterano e encantando todos que assistem a NBA.

 

Philadelphia 76ers V Los Angeles Clippers

Ao longo da história, somente outros dois novatos anotaram sete rebotes e sete assistências de média, duas lendas que colocam Simmons em uma lista de elite:

Ben Simmons = 17.8 pontos, 9.2 rebotes e 7.7 assistências

Big O = 30.5 pontos, 10.1 rebotes e 9.7 assistências

Magic Johnson = 18 pontos, 7.7 rebotes e 7.3 assistências

Se formos utilizar estatísticas mais relevantes dessa temporada, o domínio que Simmons apresenta e sua visão de jogo ficam evidenciadas nas estatísticas avançadas. Apenas dois outros jogadores têm uma taxa de rebote acima de 10% e assistências acima de 30% com um mínimo de 100 minutos jogados.

Simmons = 13,9% rebotes e 35,6% assistências

Lebron= 11% rebotes e 42,9% assistências

Westbrook = 13,5% rebotes e 49,2% assistências

Os números ficam ainda mais impressionantes, se o novato conseguir manter as médias de nove rebotes e sete assistências, junto com a taxa de assistências em 30% e de rebotes em 10%, será o primeiro novato da história a fazer isso  e apenas o quarto atleta da história (Grant Hill, Russell Westbrook e Magic Johnson).

Simmons tem provado que consegue defender também, a equipe defende melhor com ele em quadra, cedendo 13 pontos a menos, aliado a uma média de 1.9 roubos de bola por jogo e 0.8 tocos por partida. O outro único jogador com médias parecidas é DeMarcus Cousins com médias de mais de 0.7 tocos e 1.7 roubos de bola.  A defesa era a sua grande deficiência na universidade, mas aparentemente foi solucionada.

O jovem australiano está perto de conseguir a melhor temporada de um novato na história, provavelmente será um astro dos Sixers e deve conseguir coisas grandes para a franquia.

Comentarios