Carta aberta ao Futebol

21687409 735823556616279 1327748027904969366 N

Amado futebol,

Não existe chances de começar esse texto sem te agradecer, e eu te agradeço por tudo! Você é o meu lazer, é o meu trabalho, é a minha esperança de tempos melhores. Eu sei que as vezes algumas atitudes de terceiros denigrem a sua imagem, como atos racistas nos estádios, brigas entre torcidas organizadas onde pessoas perdem suas vidas, mas eu sei que você não é isso.

Eu já te vi salvar vidas, já te vi dar esperanças há quem menos tinha, já te vi colocar um sorriso no rosto do enfermo mais crítico, eu já te vi adiar mortes – como daquele senhor que sonhava em ver seu time campeão (Leicester City), e tinha apenas 6 meses de vida, porém viveu mais 1 ano e viu enfim, seu amado clube campeão inglês. Com você ao lado, eu já presenciei emoções inexplicáveis, como gols nos acréscimos, classificações para competições importantes, títulos inéditos. O que dizer dessa classificação do Egito para a Copa do Mundo, depois de mais de 25 anos, com um gol de pênalti aos 95 minutos de jogo, e o choro do senhor que verá mais uma vez seus país disputar uma Copa.

Com você, futebol, eu já presenciei um pai dando um abraço sincero em um filho depois de muitos anos, eu já presenciei avô em papel de neto e neto em papel de avô – como aquele garoto palmeirense que emocionou o Brasil levando seu vô pela primeira vez em um estádio para ver o time do coração.

Eu já presenciei você aliviar as mais diversas dores, seja de uma perda, seja de um fim de relacionamento, seja de uma briga com aquele amigo mais próximo, você sempre esteve ali do lado amenizando tudo.

Eu me recuso acreditar que alguém considere você apenas um esporte, depois de tudo que você já fez pela humanidade. Te acompanhando eu já vi branco abraçando preto, pobre abraçando rico… é um universo onde a emoção fala mais alto do que qualquer diferença. Por isso que eu te amo com todas as minhas forças.

Eu não digo que sinto pena das pessoas que não te sentem, porquê pena é uma palavra muito forte, mas o que sinto beira isso. É um sentimento tão único, que gostaria que todas as pessoas do mundo tivessem o privilégio de sentir. Aquela emoção pré-jogo, aquela tensão antes de uma final, aquela euforia depois de um título, bom… eu realmente lamento por essas pessoas.

E por fim, obrigado por tudo. Obrigado pelas emoções, pelas lágrimas, pelas tristezas passageiras e pelas alegrias eternas, sou completamente grato pelo que faz em minha vida, pelo propósito que me deu, e por todo esse sentimento verdadeiro que carrego no meu coração.

Att. Um apaixonado por futebol.
Boteco Esportivo

 

Comentarios