O novo protetor de cabeça da Fórmula 1: O Shield

Não é de hoje que a organização da Formula 1 tenta de tudo para tornar o esporte mais seguro. Já tivemos trágicos acontecimentos que ocasionaram mortes marcantes, como a do ídolo nacional Ayrton Senna.

Vários projetos já foram montados, mas o do momento é esse protetor Shield. O primeiro piloto a testar foi o alemão da Ferrari Sebastian Vettel. Veja algumas imagens e tirem suas conclusões.

 Vettel, Ferrari – Shield

 

Vettel, Ferrari – Shield

 

Desde a morte trágica de Jules Bianchi, a Fórmula 1 trabalha para introduzir uma proteção que evite impactos diretos com a cabeça do piloto em caso de acidentes. O primeiro projeto a ser testado foi o “Halo”, que deveria entrar em cena ainda este ano, mas acabou sendo deixado de lado por alguns motivos: estética, visibilidade para guiar o carro e o tempo na extração do piloto.

Assim, um novo projeto foi apresentado. Apelidado de “Shield” (escudo, em tradução livre), o sistema é com um miniparabrisa translucido, menor e mais discreto que o “Halo”, e que teve uma aceitação maior por parte dos pilotos. O primeiro teste com a peça estava agendado para ser realizado apenas no GP da Itália, em setembro. Contudo, como os trabalhos avançaram rapidamente, a primeira experiência foi atencipada já para o primeiro treino livre do GP da Inglaterra.

Vettel, Ferrari – Shield

O que acharam da novidade?

Comentarios