Arbitragem mais rigorosa

Finalmente a NBA tomou uma posição mais rigorosa com lances imprudentes na liga, como por exemplo entre Zaza Pachulia e Kawhi Leonard nas finais de conferência, onde a torção do tornozelo de Leonard lhe tirou da competição.

A partir desta temporada, os árbitros poderão marcar faltas flagrantes ou técnicas em defensores que chocarem-se perigosamente com seus adversários, sem permitir espaço para que retornem depois do salto. Os oficias também precisam se certificar se os arremessadores estão em movimento ascendente de arremesso para ser marcada uma falta para lances-livres, algo que muitas vezes vimos na liga uma malandragem dos atletas, ao notarem a falta atiram a bola pra cima e cavam lances.

Leonard torceu o tornozelo em uma jogada desleal com Pachulia no primeiro jogo das finais da Conferência Oeste, e mudou o rumo da série. Os árbitros revisaram o lance para saber se houve a intenção na jogada, o que caracterizaria uma falta flagrante ou técnica se não tivesse contato. Mas no momento nenhuma das duas foi acionada, o que irritou muito os fãs dos Spurs e o técnico Popovich.

Joe Borgia, vice presidente senior de replays e operações da arbitragem da NBA disse: “É 100% para a segurança dos jogadores”.

Na temporada passada a arbitragem já havia recebido orientações sobre esses lances, especialmente pelo risco de lesões. Mas com a lesão de Leonard nos e de um lance em que Markieff Morris colocou seu pé em baixo de Hoedford nos Playoffs a atenção foi redobrada. Caso os árbitros não entendam o movimento como anti-natural ou como uma ação perigosa, será apenas uma falta normal. No caso de Pachulia, Borgia disse que seria uma falta flagrante.

O presidente de operações da NBA, Byron Spruell disse: “Nós a vimos como uma tendência importante na NBA, então tivemos de retornar e pensar ‘Bem, espere um pouco, isso será um tendência, então vamos nos adequar'”.

Esse tipo de lance é desleal e perigoso, Bruce Bowen era mestre nessa sujeira e nunca foi devidamente punido, se jogasse atualmente com essa nova regra teria muitas suspensões por acúmulo de faltas flagrantes e técnicas. Acho a medida necessária e extremamente relevante, previne lesões e ações ilegais que possam favorecer alguma equipe.

Comentarios